“O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica” permite protocolos para complementação do estudo. Didática, prazerosa e essencial: a obra de Visca é de tamanha importância e generosidade que permite concluir com o autor que “aprendizagem é a melhor escolha da vida”.
(Jorge Visca).
Provas operatórias:
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A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações
para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar
como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge
Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas.
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1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO: | |||
1.1. Conservação da quantidade de
matéria
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Materiais:
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho
possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de
diâmetro.
Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a
substâncias comestíveis.
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Igualdade inicial:
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Modificação do elemento experimental (achatamento)
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Modificação do elemento experimental (alargamento)
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Modificação do elemento experimental (partição)
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1.2. Conservação de quantidade de
líquidos
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Materiais:
- 2 vasos iguais A1 e A2
- 1 vaso mais fino e alto B
- 1 vaso mais largo e baixo C
- 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes
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Igualdade inicial:
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Primeira modificação:
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Segunda
modificação
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Terceira modificação :
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1.3. Conservação de pequenos
conjuntos discretos de elementos
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Materiais:
- 10 fichas
vermelhas
- 10 fichas
azuis
cada um com
2 cm de diâmetro
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Igualdade inicial:
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Correspondência termo a termo:
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Primeira modificação espacial:
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Segunda
modificação espacial:
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Terceira modificação espacial:
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1.4. Conservação de
superfície
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Materiais:
- 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25)
- 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de
4 cm de lado
- 1 vaquinha
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Igualdade inicial:
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Perguntas iniciais
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Perguntas iniciais
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Retorno
empírico
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Primeira modificação espacial:
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Segunda
modificação espacial
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Outra
modificação espacial sugerida
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Terceira modificação espacial
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1.5. Conservação de
volume
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Materiais:
- 2 vasos iguais
- 2 massas de modelar de cores diferentes
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes
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Igualdade inicial:
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Modificação do elemento experimental (achatamento)
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Modificação do elemento experimental (alargamento)
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Modificação do elemento experimental (partição)
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1.6. Conservação de peso
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Materiais:
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho
possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
- 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos
braços.
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Igualdade inicial:
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Modificação
do
elemento experimental (alargamento)
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Modificação do elemento experimental
(achatamento)
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Modificação do elemento experimental (partição)
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1.7 Conservação de comprimento
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Materiais:
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm
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Apresentação das correntes. Perguntas iniciais
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Primeira situação
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Segunda situação
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2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO: | |||
2.1. Mudança de critério - Dicotomia
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Materiais:
- 5 círculos vermelhos de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 2,5 cm
de diâmetro.
- 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro.
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 5 cm de lado.
- 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm
de lado.
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Material
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Classificação por cores sem caixa
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Classificação por cores usando a caixa
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Classificação por formas usando a caixa
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Classificação por tamanho usando a caixa
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2.2. Quantificação de Inclusão de classes
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Materiais:
Com flores:
- 10 margaridas
- 3 rosas vermelhas
Com animais
- 10 coelhos ou outra espécie
- 3 camelos ou outra espécie
Pode-se fazer também com:
- 10 carros
- 3 ônibus
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2.3. Intersecção de classes
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Materiais:
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro
- 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado
- 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em
intersecção, sendo que um preto e outro amarelo.
Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção.
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3. SERIAÇÃO
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3.1. Seriação de palitos
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Materiais:
- 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença
de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente
11,5 cm.
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4. PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL
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4.1. Combinação de fichas
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Materiais:
- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada
uma.
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4.1. Permutação de fichas
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Materiais:
- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada
uma.
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4.2. Predição
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Materiais:
- 17 fichas verdes
- 10 fichas amarelas
- 6 fichas lilases
- 1 ficha branca
- 1 saco de pano
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Bibliografia:
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico
Clínico. Rio de Janeiro, Editora WAK, 2009.
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica
psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,.
1995.
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