“O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica” permite protocolos para complementação do estudo. Didática, prazerosa e essencial: a obra de Visca é de tamanha importância e generosidade que permite concluir com o autor que “aprendizagem é a melhor escolha da vida”.
(Jorge Visca).
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Provas operatórias: 
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A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações 
para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar 
como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge 
Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas. | |||
| 1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO: | |||
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    1.1.  Conservação da quantidade de 
matéria | |||
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Materiais: 
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho 
possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de 
diâmetro. 
Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a 
substâncias comestíveis. | 
Igualdade inicial:   | 
Modificação do elemento experimental (achatamento)   | |
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Modificação do elemento experimental (alargamento)  | 
Modificação do elemento experimental (partição)   | ||
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 1.2.  Conservação de quantidade de 
líquidos | |||
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Materiais: 
- 2 vasos iguais A1 e A2 
- 1 vaso mais fino e alto B 
- 1 vaso mais largo e baixo C 
- 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4 
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes |  | 
Igualdade inicial:  | |
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Primeira modificação:   | 
Segunda 
modificação    | 
Terceira modificação :   | |
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1.3.  Conservação de pequenos 
conjuntos discretos de elementos  | |||
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Materiais: 
- 10 fichas 
vermelhas 
- 10 fichas 
azuis 
cada um com 
2 cm de diâmetro | 
Igualdade inicial:  | 
Correspondência termo a termo:  | |
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Primeira modificação espacial:  | 
Segunda 
modificação espacial:  | 
Terceira modificação espacial:   | |
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1.4.  Conservação de 
superfície  | |||
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Materiais: 
- 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25) 
- 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de 
4 cm de lado 
- 1 vaquinha | 
Igualdade inicial:  | 
Perguntas iniciais   | |
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Perguntas iniciais  | 
Retorno 
empírico  | 
Primeira modificação espacial:   | |
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Segunda 
modificação espacial   | 
Outra 
modificação espacial sugerida 
   | 
Terceira modificação espacial   | |
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1.5.  Conservação de 
volume  | |||
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Materiais: 
- 2 vasos iguais 
- 2 massas de modelar de cores diferentes 
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes 
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Igualdade inicial:   | 
Modificação do elemento experimental (achatamento)    | |
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Modificação do elemento experimental (alargamento)   | 
Modificação do elemento experimental (partição)   | ||
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1.6.  Conservação de peso | |||
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Materiais: 
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho 
possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.  
- 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos 
braços. | 
Igualdade inicial:  | 
Modificação 
do 
elemento experimental (alargamento)   | |
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Modificação do elemento experimental 
(achatamento)  | 
Modificação do elemento experimental (partição)  | ||
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1.7  Conservação de comprimento | |||
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Materiais: 
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm 
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm | 
Apresentação das correntes. Perguntas iniciais  | 
Primeira situação   | |
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Segunda situação   | |||
| 2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO: | |||
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2.1.  Mudança de critério  -  Dicotomia  | |||
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Materiais: 
- 5 círculos vermelhos  de 2,5 cm de diâmetro. 
- 5 círculos azuis de 2,5 cm 
de diâmetro. 
- 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro. 
- 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro. 
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado. 
- 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado. 
- 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado. 
- 5 quadrados azuis de 5 cm de lado. 
- 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm 
de lado.  | 
Material  | 
Classificação por cores sem caixa  | |
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Classificação por cores usando a caixa   | 
Classificação por formas usando a caixa   | 
Classificação por tamanho usando a caixa   | |
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2.2.  Quantificação de Inclusão de classes 
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Materiais: 
Com flores: 
- 10 margaridas 
- 3 rosas vermelhas 
Com animais 
- 10 coelhos ou outra espécie 
- 3 camelos ou outra espécie 
Pode-se fazer também com: 
- 10 carros 
- 3 ônibus  |   |   | |
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2.3.  Intersecção de classes  | |||
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Materiais: 
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro 
- 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro 
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado 
- 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em 
intersecção, sendo que um preto  e outro amarelo.  
Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção. 
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3.  SERIAÇÃO  | |||
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3.1.  Seriação de palitos  | |||
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Materiais: 
- 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença 
de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 
11,5 cm. |   |   | |
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4.  PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL 
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4.1.  Combinação de fichas  | |||
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Materiais: 
- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada 
uma. |   | ||
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4.1.  Permutação de fichas  | |||
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Materiais: 
- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada 
uma. | |||
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4.2.  Predição  | |||
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Materiais: 
- 17 fichas verdes 
- 10 fichas amarelas 
- 6 fichas lilases 
- 1 ficha branca 
- 1 saco de pano |   | ||
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Bibliografia: 
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico 
Clínico. Rio de Janeiro, Editora WAK, 2009. 
 
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica 
psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 
1995. | |||


 
 
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